História

Após a constituição de algumas Federações de Paintball pelo Brasil, houve a necessidade de união e uma representatividade sólida do esporte junto aos principais órgãos desportivos e controladores da modalidade.

Durante o ano de 2012 iniciou-se a articulação para a fundação da CBP-Confederação Braslieira de Paintball liderada pela FPESP-Federação de Paintball do Estado de São Paulo. Pela ação  de seus fundadores e, após inúmeros contatos com as demais Federações já existentes no Brasil, constatou-se a necessidade premente  de uma reunião presencial com os Presidentes de todas as Federações.

Foi decido, por unanimidade,  que a data chave e fundamental para esse encontro deveria ser a do  evento chamado “MEGA JOGO V” , que seria realizado no início do mês de agosto de 2012, em Analândia: seria o maior evento de paintball já criado em toda a América Latina, o 2º maior evento de paintball do mundo, com a participação de mais de 1.000 jogadores, tendo Equipes do Paraguai, Chile, Argentina, EUA, Canadá e de atletas de todo o Brasil.

Com a presença das seguintes Federações e alguns convidados, foram dados os primeiros passos para a fundação da CBP:

  • Federação de Paintball do Estado de São Paulo
  • Federação de Paintball do Estado do Rio Grande do Sul
  • Federação de Paintball do Estado de Sergipe
  • Federação Esportiva de Paintball do Distrito Federal
  • Federação Alagoana de Paintball
  • Federação de Paintball do Estado de Santa Catarina
  • Federação de Paintball do Estado de Minas Gerais

Após alguns meses de mais reuniões e estreitamento dos laços entre as Federações existentes, e com a criação de outras novas Federações, é fundada na cidade de Vargem Grande Paulista, Estado de São Paulo, no 1º dia do mês de julho de 2013, a Confederação Brasileira de Paintball é constituída pelas entidades filiadas do Paintball nos Estados e Distrito Federal.

A CBP é o órgão máximo deste desporto no Brasil e, conforme os objetivos que ditaram sua fundação , propõe-se a dirigí-lo, incentivá-lo e difundí-lo, por meio de competições periódicas e demais atividades, em todas as modalidades. Possui como finalidade gerir, administrar, dirigir, controlar, regulamentar, difundir, incentivar, defender, promover e fomentar a prática de Paintball em todos os seus níveis e modalidades, inclusive de alto rendimento, congregando esportistas, equipes, empresários e donos de campos para a prática esportiva, todos subordinados aos direitos e deveres firmados em seu Estatuto, sendo uma associação de fins não econômicos, de caráter desportivo.

A CBP teve como fundadoras a FEDERAÇÃO DE PAINTBALL DO ESTADO DE SÃO PAULO (FPESP),  a FEDERAÇÃO ESTADUAL DE PAINTBALL DE MATO GROSSO DO SUL (FEPA-MS), a FEDERAÇÃO DE PAINTBALL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (FPESC), a FEDERAÇÃO DE PAINTBALL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FPERGS), a FEDERAÇÃO DE PAINTBALL DO ESTADO DE GOIÁS (FPEGO), a FEDERAÇÃO ESTADUAL DE PAINTBALL DO ESTADO DE MINAS GERAIS (FPEMG), a FEDERAÇÃO ALAGOANA DE PAINTBALL (FAP), a FEDERAÇÃO DE PAINTBALL DO ESTADO DE SERGIPE (FPESE) e a FEDERAÇÃO ESPORTIVA DE PAINTBALL DO DISTRITO FEDERAL (FEP-DF).

Neste Primeiro mandato o Conselho Diretor, bem como as demais Diretorias Operacionais da CBP, são compostas por membros das Federações Estaduais. Trata-se de  pessoas dispostas, com vontade e determinação para divulgar e alavancar o esporte no Brasil:

Conselho Diretor e Diretorias:
Presidente: Sr. Clovis Eduardo de Jesus Domingues – FPESP
Vice-Presidente: Sr. Rodrigo Luiz Silveira – FPESP
Diretor -Secretário: Sr. Michael M D Teixaira de Andrade – FEPAMS
Diretor Financeiro: Sr. Richard Elias Khouri – FPESP

Diretor Técnico: Sr. Marcos Arim Perceu – FPESC
Diretor de Relações Exteriores: Sr. Luciano Affonso – FEPDF
Diretor de Relações Públicas: Sr. Adriano Vedovi – FPERGS
Diretor de Desenvolvimento: Sr. Scarlaine Douglas H Silva – FPEMG

Conselho Fiscal:
Sr. Ramses Carmo de Oliveira – FPESE
Sr. Fernando José de Paula Noronha – FEPAMS
Sr. Celso Silva – FPESE

A CBP vem atuando na padronização da segurança, regras e condições de disputas das modalidades de Paintball. Atenta à todas as alterações e normativas publicadas pelo Ministério do Exército,  objetivando a criação, aprovação e implantação da Lei que irá regulamentar o esporte no Brasil, a CBP mantém contatos e reuniões frequentes com o Comando do Exército e o Poder Legislativo e retransmite à todas as suas afiliadas as novas portarias para implantação definitiva do esporte no Brasil.

Federações